Eram 08:55 quando entrei no Maule Orion, o céu estava limpo e o vento fraco de modo que pedi ao controlador daquele pequeno aeródromo autorização para descolar, para meu espanto ainda não estava ninguém de serviço ou estavam a dormir pois não tive resposta. Liguei os motores, tirei o travão e aumentei a potêcia a pouco e pouco até pô-la no máximo para descolar dentro da pista pois esta é muito pequena.
Descolei então mesmo no limite da pista, já com uma falésia à minha frente, fosgasse começa bem, tomei direcção Este para circundar esta pequeníssima ilha practicamente deserta.
Bastaram 5 minutos para percorrê-la toda e seguir rumo a Sul até às Flores, uma ilha um pouco maior, já com alguém a trabalhar na torre de controlo. Em apenas 10 minutos cheguei às Flores e tal como no Corvo, dei a volta à ilha para depois aterrar no aeródromo pista 18 sentido contrário ao que estava naquele momento.
O aeródromo das Flores, tinha de aterrar de lá para cá.
Simples viagem, sem acção e sem ver vivalma, mas também neste sitio deve ser comum haver pouco tráfego ( na configuração tenho o trafego a cerca de 70% ), vamos a ver na viagem para o Pico ou o Faial.
O avião foi uma agradável surpresa pois é bastante fácil de conduzir e o painel interior está bastante completo, com tudo à mão. Para aterrar é que é necessário alguma suavidade no travão senão fazemos uma égua e lixamos a hélice toda.
Fiz a viagem a cerca de 225 km/h, ainda puxei por ele até aos 275km/h mas foi só por um minuto, não queria grandes aventuras sem conhecer a máquina.
Quando fiz a curva para aterrar de Norte para Sul, estava muito alto e só acabei a curva já muito em cima da pista,o que me obrigou a uma descida quase a pique para não ir a uma 2ª tentativa, daí ter tocado a pista practicamente a meio dela e em excesso de velocidade, só consegui parar o avião 1 metro fora dela e a 5 metros de duas àrvores.
Depois foi proceder ao Taxing até ao parque o que me levou 15 minutos, porque este Maule não tem a brecagem do 190D do meu pai.
No parque, pus o travão e desliguei o motor. vou agora comer qualquer coisa que já não como há umas horas. Conto fazer a próxima etapa a seguir ao almoço, já de barriga cheia.
Aqui fica uma foto da máquina no parque das Flores.
Vou agora tomar o pequeno almoço e preparar as próximas rotas para depois do almoço, conto partir para a 2ª etapa lá para as 16:30.
Sem comentários:
Enviar um comentário